Quando falamos de Ficção Científica logo vem em mente os filmes sobre extraterrestres, futuristas ou ainda sobre viagens no tempo.
Todos eles são partes do mundo da ficção. Mas, além disso, a ficção científica pode ser dividida em diversos grupos:
- Ciência e tecnologia.
- Elevam pessoas e sentimentos.
- Analisam a sociedade humana.
Entre essas tendências podemos destacar a distopia e a "terra agonizante".
Para saber o que é distopia, vamos analisar o que é utopia.
Utopia é uma descrição imaginativa de uma sociedade ideal.
Dis (negação) topia portanto é uma utopia negativa. Seria a idéia de uma sociedade desfeita.
Já o termo "terra agonizante"se refere a livros e filmes que abordam o fim do mundo.
Estes temas são os mais comuns no gênero.
Muitas desenhos também exploram o tema Ficção Científica. Podemos destacar WALL-E, um filme de animação de grande sucesso. A história do filme se passa no ano de 2.100. O Planeta Terra está coberto por lixo e o robô WALL-E é criado para limpar o planeta. Enquanto isso, seres humanos vivem em uma nave que viaja sem rumo pelo espaço.
Quem ainda não viu, fica a dica!
Livros:
Algumas obras literárias podem ser destacadas como percursoras no gênero:
- 20 mil léguas submarinas - Jules Verne (1870)
Quando navios começam a naufragar, os governantes saem em busca do monstro marítimo que causou os acidentes. Mas dão de cara com o Capitão Nemo, que comanda um submarino chamado Náutilus. Esses homens vão exploram uma nova e exuberante flora marinha.
- Frankenstein - Mary Shelley (1818)
É considerada a primeira obra de ficção científica da história. Conta como o Dr. Victor Frankenstein criou um monstro em seu laboratório. Apesar de ser um filme de terror gótico é também um romance.
- Drácula - Bram Stoker (1897)
A famosa história do Vampiro Conde Drácula já deu origem a diversos filmes.
E vocês? Acreditam que as obras mencionadas podem ser avaliadas como percursoras do gênero Ficção Científica?
Não podemos negar a influência que elas tem até hoje nos filmes e livros.
Aproveitem para ler ou assistir a um bom filme.
Bom entretenimento!°°°°°°





Nenhum comentário:
Postar um comentário